Goodies: Gnocchi caseiro = amor.

Batata, farinha e ovo. 3 ingredientes simples e baratos que juntos se transformam em uma receita deliciosa. Eu encasquetei com a ideia de fazer gnocchi em casa e sábado foi o dia de finalmente colocar em prática. Com o enorme risco de dar errado e eu chorar (sim, eu choro) fui pra cozinha. E depois de 2 horas depois meu primeiro gnocchi estava pronto. Meu termômetro do sabor aka marido (que quando eu erro é um lorde, mas quando eu acerto me faz me sentir a melhor chef do mundo) comeu três pratos. E eu com a sensação de dever cumprido.

20120423-000940.jpg

Quer aprender?

Ingredientes:

1 kg de batata de qualidade (dica: 1- é melhor que todas as batatas sejam do mesmo tamanho, para o tempo de cozimento ser o mesmo; 2- Quanto melhor for a batata, menos grudenta fica a massa.)

250g de farinha de trigo peneirada

1 ovo

1 pitada de sal

e agora?

Coloque as batatas com casca em água fervente. Cheque com o garfo e tire quando chegar no ponto de purê.

Escorra as batatas, descaque e passe no espremedor ainda quente. (Pode esperar um pouquinho, não precisa queimar a mão, tá?)

20120423-000344.jpg

Junte a farinha, o ovo e o sal e mexa rapidamente até ficar uniforme.

Faça uma bolona com a massa.

Em uma tábua enfarinhada (de madeira de preferência) corte em tiras, faça “cobrinhas” com a mão  e corte em bolinhas de mais ou menos 2 cms.

20120423-000913.jpg

Com um garfo faça bem de levinho as marquinhas nas bolinhas.

Jogue as bolinhas em água fevente com sal e quando elas subirem, tá pronto! (É bem rápido mesmo!)

20120423-000929.jpg

Toque de amiga: não cometa o mesmo erro que eu, colocando as bolinhas uma em cima das outra, porque a chance de grudar é enorme. A moça que trabalhou a vida inteira na casa da minha avó, contou que gruda mesmo, porque as batatas de hoje em dia não são tão boas como de antigamente e se ficar tacando farinha, fica ruim.

Quem quer a receita do molho de tomate delícia que acompanhou coloca o dedo-aqui-que-já-vai-fechar.