Goodies: sopinha delícia nutritiva

O frio chegou, oba! Sim eu sou carioca, sim 20º é inverno style. E com esse friozinho eu e o Lee adquirimos uma gripe/dengo (em semanas alternadas) que  curamos com uma sopinha delícia de lentilha.

Quer aprender?

Ingredientes:

1/2  saco de lentilha

2 dentes de alho picados

2 cebolas médias picadas

2 cenouras descascadas e cortadas em pedaços médios

2 batatas descascadas e cortadas em pedaços médios

1 caixinha de tomate cereja picado

1 latinha de milho, ervilha e cenourinha

1 tablete de caldo de galinha ou legumes

1 maço de cheiro verde

1/2  lata de molho de tomate

1 colher de sopa de vinagre de maça

Sal e pimenta preta moída à gosto.

1 colher de sopa de Curry.

Como fazer?

Descarte os grãos ruins da lentilha e lave em água corrente. Cubra as lentilhas com água fria em uma panela e leve ao fogo alto sem tampar. Quando a água ferver abaixe o fogo, junte as cenouras e batatas  e tampe a panela. Depois de uns 15 – 20 minutos quando os grãos estiverem mais macios, adicione o caldo de legumes ou galinha, o cheiro verde picadinho, o molho de tomate, a latinha de milho, ervilha e cenourinha, o curry e a colher de vinagre. Refogue as cebolas e o alho (eu preferido colocar o alho cru, vai de cada um) e junte a sopa. Prove e vá ajustando o sal e a pimenta. Vá provando os grãos e desligue quando estiverem bem macios.

Nesse dia eu fiz um edamame fake (não tinha edamame, foi ervilha torta mesmo) com semente de abóbora que eu ensino depois.